EMEF JOSÉ LOUREIRO DA SILVA

02 maio, 2006

PROGRAMA ESCOLA ABERTA



Um Breve Histórico.....
O programa Escola Aberta, Educação, Cultura, Esporte e Trabalho para a juventude, é realizado através de Orçamento do Governo Federal. Participam a SMED(Secretaria Municipal de Educação), o MEC (Ministério da Educação e Cultura), a UNESCO,que faz o repasse financeiro e faz parte da Organização das Nações Unidas para a Educação,a Ciência e a Cultura no Brasil, e o FNDE(Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) sendo um acordo de cooperação técnica. A Prefeitura de Porto Alegre criou o Projeto ‘‘Abrindo Espaços na cidade que aprende’’, e desde 2005 (setembro) , a Direção de nossa Escola (Ana Suzete , Maria da Graça e Miryam) apoiaram o projeto sendo oferecido aos sábados e domingos para nossos alunos e comunidade as oficinas: Capoeira, Street Dance, Pintura em Tecido e Alfabetização. A 1ª Professora Comunitária foi a professora Ângela Biondani Reichert e a Coordenadora Mirna Beatriz Barbosa de Lima. Nas férias o Projeto Saci Colorado participou com seus oficineiros.
A partir de março de 2006 assumiu como Professora Comunitária a professora Roselma Rodrigues Nunes, permanecendo como coordenadora Sra Mirna, as oficinas oferecidas aos sábados (manhã e tarde) e domingos (manhã) são: Oficina Street Dance (Of. Daiane), Oficina de Alfabetização-Projeto‘‘Uma luz para a vida’’( Profª Delurdes ), Oficina Pintura em tecidos (Of. Maria Tereza) , oficina de ‘‘Mangá’’ / desenho japonês (Of. Thiago) , Oficina Manicure-Unhas Decorativas (Of. Shaiane), oficina de Dança Tradicionalista (Of. Pâmela). Todas oficinas são monitoradas, avaliadas e precisam adequar-se ao Programa da Cultura da Paz.
Participamos do I Encotro Escolas Abertas, na EM.João Satte (Parque dos Maias) no dia 1 de abril de 2006.e do I Seminário Conhecendo Vida e Obra de Mario Quintana no Auditório do Esporte Clube Internaconal. Os encontros servem para que se instrumentalizem os oficineiros, coordenadores, professores comunitários da Escola Aberta.

(...)sei que mais este desafio nos confronta com mudanças,estas que levem ao encontro de um objetivo maior neste Programa Escola Aberta que é tornar estes jovens (protagonistas)multiplicadores de uma nova postura moral, ética, seres mais sociáveis , enfim que no seu dia a dia, seja na escola, na família, na comunidade, na sociedade, pessoas com melhor convívio em todos os ambientes. As oportunidades são dadas para se construir uma nova educação com responsabilidade comunitária e possam tornar-se futuros agentes da CULTURA DA PAZ.

Roselma Rodrigues Nunes
Professora Comunitária 2006
Educadora da Paz

Oficina de Manicure


Oficina de Mangá







Oficina de Danças Tradicionalistas

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home